Fátima Bernardes sai do Jornal Nacional


A jornalista Fátima Bernardes abriu o jogo aos brasileiros nesta quinta-feira, 1 de dezembro. Depois de 14 anos apresentando o "Jornal Nacional", na Rede Globo, ao lado do marido William Bonner, Fátima Bernardes revela que está deixando o telejornal. Aos 49 anos de idade, Fátima Bernardes está cansada de apresentar o principal jornal do Brasil. O anúncio oficial é destaque no site da Rede Globo nesta quinta, com pronunciamentos oficiais de diretores e apresentadores da emissora.

Sai Fátima Bernardes, entra Patrícia Poeta no Jornal Nacional. Mas quem vai apresentar o "Fantástico"? No lugar de Patrícia Poeta, quem assume o comando do Fantástico é Renata Ceribelli, ao lado de Zeca Camargo e Tadeu Schmidt. A dança das cadeiras na Rede Globo termina com perguntas: por que Fátima Bernardes deixou o Jornal Nacional? Como será o novo programa de Fátima Bernardes nas manhãs da Globo? O Mais Você, de Ana Maria Braga, e o Bem-Estar, de Mariana Ferrão e Fernando Rocha, serão afetados?

Fátima Gomes Bernardes Bonemer, a Fátima Bernardes, está na Rede Globo como contratada desde 1987. Em 1988 fez sua primeira entrada ao vivo no Jornal Nacional. Em 1989 passou a apresentar o Jornal da Globo. No fim de 1992 passou a apresentar o Fantástico. E desde março de 1998 é a principal apresentadora do telejornalismo brasileiro, à frente do Jornal Nacional. Fátima Bernardes brilhou como "Musa" da Copa do Mundo de 2002, quando conquistou com sua simpatia e profissionalismo os jogadores da seleção brasileira.



Fátima Bernardes apresentará novo programa

Um capítulo à parte na carreira da apresentadora é seu cabelo. O cabelo de Fátima Bernardes já chamava a atenção quando ela entrou na Rede Globo. Eram "cabelos volumosos", segundo a própria Fátima. Em 1992 Fátima Bernardes cortou os cabelos e desde então eles viraram "patrimônio nacional" ("Meu cabelo é patrimônio nacional", diz Fátima Bernardes). A cada mudança nos cabelos, Fátima Bernardes é capa de revistas. A aparência da jornalista é acompanhada de perto por todas as mulheres do Brasil.

Carlos Henrique Schroder, diretor geral de Jornalismo e Esporte da Rede Globo, falou sobre o novo programa de Fátima Bernardes, que deve estrear em 2012 na grade de programação da Globo. Schroder também elogiou as jornalistas Patrícia Poeta e Renata Ceribelli. "Este é um processo normal de evolução e renovação do jornalismo da Globo. As três construíram carreiras sólidas aqui na TV e chegaram aonde chegaram por mérito. Com certeza, terão grande sucesso em suas novas funções. A proposta de Fátima realmente é excelente e ela conta com uma sucessora como Patricia Poeta, uma jornalista cujo talento é reconhecido pelos brasileiros. Ao mesmo tempo, Renata Ceribelli já é tão integrada ao Fantástico que a sua escolha é mais do que natural", declarou o diretor, que tem o apoio de Octávio Florisbal, diretor-geral da Rede Globo.

Mas afinal de contas: por que Fátima Bernardes deixou o comando do Jornal Nacional? Lembrando que o jornal é vencedor do Emmy. Segundo informações de paparazzis, a apresentadora está cansada da rotina "pesada" do Jornal Nacional. Fátima Bernardes chega à redação de jornalismo da Rede Globo pela manhã e tem um dia agitado até as 20h30, quando começa a apresentar o Jornal Nacional. Com o fim do telejornal, ainda há uma reunião entre jornalistas que avaliam a qualidade da edição que foi ao ar. A rotina impede que Fátima Bernardes dedique mais tempo à família e à criação dos filhos trigêmeos, Vinícius, Laura e Beatriz, frutos de seu casamento com William Bonner. "Ela não para um minuto. Os paparazzis não conseguem muitas fotos de Fátima, porque Fátima nunca está na praia, nunca está passeando com o cachorro na rua, nada disso. Ela é de casa para o trabalho, do trabalho para a casa", explica um paparazzi.

Cansada da rotina do Jornal Nacional, com conteúdos pesados e sérios, Fátima Bernardes quer se dedicar agora a um programa leve, com mais entretenimento misturado com jornalismo. A ideia de Fátima Bernardes é trabalhar no período da manhã e após o horário do almoço já estar em casa, com mais tempo para a família. Como será o novo programa de Fátima Bernardes, hein? O crítico de televisão Celso Diaz avaliou a grade de programação da Rede Globo no período da manhã. "A Globo vem com problemas no horário da manhã. Em alguns dias o telejornalismo da Record, por exemplo, consegue superar os desenhos ou o 'Mais Você'. A entrada de um programa com o comando de Fátima Bernardes, com o status que tem, deve ser o principal programa matutino da Globo, sem dúvida. A TV Globinho, o Mais Você e o Bem-Estar podem ser encurtados ou, um deles, cair da grade", opinou.

Fátima Bernardes falou sobre o sonho realizado por apresentar um programa próprio. "O que eu posso adiantar é que eu continuarei com funções jornalísticas. Esse programa não é parecido com nenhum outro que está no ar. É um sonho antigo que eu vinha amadurecendo. Este ano, em abril, entreguei um resumo do que eu queria fazer e fiquei muito feliz quando soube que o projeto agradou. Já estamos trabalhando com um núcleo bem pequeno, mas já a partir da próxima semana a implementação desse programa será acelerada. Agora, por questões estratégicas, ainda não posso contar nada sobre a estrutura, cenário, locação, horário ou dia da semana", revelou.





Fátima Bernardes apresentará o Jornal Nacional pela última vez no dia 5 de dezembro, segunda-feira, quando receberá homenagem especial da equipe de jornalismo da Rede Globo, já anunciando novidades de seu novo programa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário