Como saber o número certo do seu sapato

Eu tinha um professor de História na época do pré-vestibular que sempre que contava alguma história meio inútil na prática, mas por outro lado interessante, dizia que aquela era pra “contar na festa”. Você chega num grupinho daquela festa e sai contando alguma pérola do gênero “você sabia” e que certamente só você sabe daquilo!
Pois é, aqui vai uma história daquelas típicas pra contar na festa...

A maioria das pessoas certamente nunca parou pra pensar de onde vem o número do sapato que calçamos. À medida que vamos crescendo, vamos comprando números maiores, sem pensar muito o que significa essa numeração.

Mas essa história é mais antiga e maluca do que imaginamos! Tudo começou com um decreto do rei Eduardo I, da Inglaterra, em 1305. Ele estipulou que uma polegada equivaleria a três grãos de cevada secos e alinhados. Acredita??? E o mais engraçado é que essa determinação ganhou a simpatia dos sapateiros ingleses, que decidiram confeccionar sapatos em tamanho-padrão, de acordo com a quantidade de grãos alinhados. Trinta e quatro grãos equivaleriam, portanto, ao número 34 e assim por diante. Isso facilitou a vida deles e a dos clientes que, antes da padronização, precisavam provar várias vezes um sapato até que ele ficasse pronto.

Já está pensando onde vai arrumar grãos de cevada pra conferir se o seu tamanho 37 realmente equivale a 37 grãos??? Sinto decepcionar, mas infelizmente não vai dar certo. Isso porque durante a revolução industrial, os países europeus decidiram padronizar a forma de calcular o tamanho dos sapatos e transformaram os grãos em uma unidade métrica chamada ponto.

O tamanho desse ponto varia de um lugar para outro e é por isso que a numeração muda de acordo com o local. Os Estados Unidos usam o ponto inglês, enquanto o Brasil e parte da Europa usam o ponto francês, que mede 0,666 centímetro. Ainda assim, há variações entre países que usam a mesma medida. Alguns ainda utilizam o meio ponto ampliando a grade de numeração.

Sim, mas você certamente está aí se perguntando de onde vem, afinal, o seu número 37??? Agora vamos precisar fazer algumas contas. O número do seu sapato vai depender do comprimento do pé.

Para medir o comprimento do pé, desenhe o contorno dos 2 pés numa folha, com a caneta ou lápis bem na vertical. Meça o comprimento desde o dedão até ao calcanhar. Não se assuste se um pé for maior que o outro! Isso é muito normal! Aí, temos que considerar o número maior e tirar 0,5cm dessa medida, como desconto da espessura do lápis ou da caneta que usamos para traçar a linha.

Pronto, agora basta aplicar a fórmula abaixo pra saber qual o número certo do seu sapato:

N = (5c + 28) / 4
N= n° do sapato
c = comprimento do pé em centímetros

Interessante, não? Eu fiz alguns testes e funcionou. Pronto, assunto pra próxima festa não vai faltar!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário