TEMPOS MODERNOS

“Tempos Modernos” é um filme do cineasta britânico Charles Chaplin lançado em 1936, que apresenta um personagem tentando sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado.
Em sua obra, Chaplin apresenta as situações reais em que vivíamos, salientando como era abusivo regime capitalista na época, onde as pessoas trabalhavam muito e ganhavam muito pouco.
O longa mostra a extrema diferença entre a classe trabalhadora e a burguesia, evidenciando a exploração através da exagerada carga horária e das condições subumanas em que as pessoas eram expostas nos locais de trabalho e, as suas lutas por cargas horárias menores, melhores salários e boas condições de trabalho.
É evidente que a exploração era grande para que a produção aumentasse e que seus salários muitas vezes nem sequer pagavam o preço do produto que produziam, o que sem dúvida podia ser considerado como algo bem injusto. Também expõe a respeito da troca de trabalho humano por máquinas, que aumentaria o desemprego.
O filme foi divulgado há 75 anos, e ao longo do tempo o mundo trabalhista melhorou, mas lembramos que a vida de alguns trabalhadores ainda não é tão diferente do citado. E que, esse é um excelente filme para conhecermos um pouco sobre a história da revolução industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário