Entrevista ALUNO e PROFESSOR

ENTREVISTA ALUNO 1
 
1-    Quais atividades Culturais a escola lhe proporciona? E em casa?

“Que eu conheça, nenhuma. Em casa eu vejo TV e jogo.”


2-    Como é o ambiente visual dentro e fora da escola?


“Minha escola é fechada por muros altos e um pouco isolada das casas do bairro. Tem poucas salas e só tem alunos do ensino fundamental.”


3-    Quem é o arrimo de família?Qual é a escolaridade dele? Ele contribui financeiramente com algo dentro da escola?



“Meu pai, eu acho que ele estudou só ate a 4ª serie. Ele não precisa e nem pode pagar nada na escola não.”

4-    Tem costume de estudar fora do horário de aula? Gosta de estudar? Você tem necessidade de trabalhar?


“Depois das aulas faço apenas o para casa. Não gosto muito de estudar, e fico um pouco cansado quando volto pra casa depois de vender meus doces. Trabalho pra ajudar a minha mãe, pois ela não trabalha e meu pai não tem muito dinheiro pra nos alimentar.”


5-    Onde você aplica, no seu cotidiano, o que é ensinado na escola?


“Eu uso matemática na hora de comprar alguma coisa ou dar o troco a alguém.”


6-    A escola elabora algum projeto de interação social?


“Uma vez teve uma apresentação das oficinas de capoeira, circo e dança na escola na semana da criança, foi muito legal. Mas tem muito tempo, foi o ano passado.”


7-    Características do aluno:


·    Idade: 13 anos


·    Sexo: Masculino


·    Tipo de Escola: Estadual


·    Interesses escolares: “Terminar os estudos para trabalhar.”.


·    Relação com professores: “Não sou amigo e nem inimigo deles, apenas estou cumprindo o meu dever de aluno.”.



ENTREVISTA ALUNO 2
1-    Quais atividades Culturais a escola lhe proporciona? E em casa?


"Na minha escola, temos passeios ao teatro, ao museu e parques ecológicos. Em casa, vou ao zoológico com os meus pais."




2-    Como é o ambiente visual dentro e fora da escola?


"Minha escola tem muitas arvores a sua volta e muitos prédios. Gosto de lá  pois a escola é limpa e toda decorada, com pinturas e flores."
 
3-    Quem é o arrimo de família?Qual é a escolaridade dele? Ele contribui financeiramente com algo dentro da escola?


"Meu pai já se aposentou, pois ele era policial, minha mãe trabalha e ajuda meu pai nas despesas de casa. Dentro da escola, meu pai contribui todos os anos com os materiais escolares solicitados, alem de viagens e passeios que a escola nos proporciona."

4-    Tem costume de estudar fora do horário de aula? Gosta de estudar? Você tem necessidade de trabalhar?
"Não preciso trabalhar e também não tenho tempo, pois estudo inglês à tarde e quando chego da aula faço meu dever de casa."

5-    Onde você aplica, no seu cotidiano, o que é ensinado na escola?


"Uso os conhecimentos de matemática para calcular algo que vou comprar ou a mesada que vou ganhar, pois  a minha mãe nos dá uma mesada de acordo com as notas da escola."
6-    A escola elabora algum projeto de interação social?


"A minha escola elabora projetos de interação de forma a socializar os alunos, com aulas de artes e musica fora do horário de aula."
7-    Características do aluno:


·   Idade: 14 anos
·   Sexo: Feminino
·   Tipo de Escola: Estadual
·   Interesses escolares: entrar em uma faculdade
·   Relação com professores: gosta deles, mas não tem nenhum contato fora do período escolar.
ENTREVISTA PROFESSOR

1-    Como você se sentiu quando iniciou seu trabalho como professor de Ensino Superior?
Como já tinha alguma experiência lecionando para o ensino médio, a tensão de estar com novos alunos, mais instruídos, foi normal, o grande problema é ter que lidar cada dia com um obstáculo diferente, coisa normal de professor.


2-    Como você prepara suas aulas?
Antes de cada aula eu separo o meu material didático e leio um resumo da matéria que eu vou aplicar para estar ciente do que eu vou ensinar naquela sala.
Se eu me perco durante a aula, é o meu caderno de anotações que me auxilia. É a ele que eu recorro quando preciso refrescar a memória. Mas, na maioria das vezes, eu já sei quase que de cor.


3-    Quais técnicas de ensino são mais adequadas a sua disciplina?
Hoje em dia, com a introdução de novas tecnologias, nós professores ganhamos novos aliados para instigar a vontade de aprender dos alunos. Para a disciplina de matemática as técnicas expositivas são as mais adequadas para que o aluno possa aprender e compreender as matérias dadas.


4-    Quais as formas que você adota para garantir o interesse da turma?
Como o ensino matemático tem um amplo território, o interesse da turma deve ser obtido à medida que novos caminhos vão sendo descobertos, com um novo mundo crescendo adiante dos olhos deles.


5-    O que você mais valoriza em trabalhos escritos dos seus alunos?
Como são poucas as matérias que exigem do programa de aula o tópico de trabalhos escritos, não costumo colocar dentro do plano de aula o envio de algum trabalho. Mas, em uma prova, observo cada desenvolvimento do aluno, como ele conseguiu chegar naquele resultado, se ele teve dificuldade, se ele resolveu a questão de uma forma mais difícil (...). Detalhes que são fundamentais para um professor conhecer o desenvolvimento de cada aluno mesmo que ele não conheça-os pelos nomes. 


6-    Que sugestões você me faz, a fim de me tornar um bom professor?
Um professor deve sempre se lembrar de que cada aluno traz consigo uma história de vida, um jeito de aprender, um jeito de ser, mas um professor deve ser sempre o ponto chave de todo conhecimento e saber usar isso de forma a ensinar e evoluir o conhecimento de seus alunos.
Nunca se esqueça que dentro de uma sala de aula estamos todos aprendendo, mas o seu papel principal é educar.




LEVANTAMENTO DA MEMÓRIA EDUCATIVA


1-    Como você foi alfabetizado?
Entrei na escola quando estava para completar quatro anos, em uma escola estadual de ensino normal. Fui alfabetizada pelos meus professores com o auxilio da minha mãe, com atividades dentro da sala de aula e com os deveres de casa.
Uma coisa que eu não me esqueço, é que a minha mãe me colocava na mesa e colocava as letrinhas na minha frente para eu ler, sofria muito com aquilo e sempre chorava para aprender.


2-    Qual a finalidade básica que sua escola evidenciou em seu projeto educativo?
Em seu projeto educacional a escola evidenciou  que a finalidade básica era o conhecimento do aluno e sua percepção para com o mundo. Não estávamos só aprendendo matérias, mas também aprendendo a viver.


3-    Como era o seu professor na primeira série?
Não me recordo muito bem de todos os meus professores, não sei lhe dizer exatamente como era a minha professora de primeira série. Mas, meus professores do ensino básico, em sua maioria eram atenciosos e objetivos, gostavam do que faziam e sabiam ensinar.


4-    Quais as principais tarefas que você tinha na escola?
Na escola, eu tinha que levar para casa todos os dias o chamado “Para Casa” que deveria entregar no dia seguinte. No começo do meu  desenvolvimento educacional tinha uma só professora para todas as matérias, depois aumentou para dois em assim foi aumento gradativamente o numero de professores e matérias que eu tinha na escola.
Dentro da escola tínhamos tarefas das matérias normais (português, matemática, historia e ciências) e algumas tarefas de matérias diferentes, como educação física, educação artística, religião e uma matéria que escolhíamos fazer fora do período escolar.


5-    Quais os valores mais desenvolvidos pela sua escola?
Meus professores, ao prepararem suas aulas ou atividades curriculares, planejavam, organizavam, redirecionavam e avaliavam os temas que atravessam as diferentes àreas do curriculo escolar. Fazendo com que  não somente melhorassemos o rendimento escolar, mas diminuissemos os conflitos interpessoais, nos tornando mais abertos à socialização, assimilando valores, atitudes e normas de modo que os valores assimilados tenderão a acompanhar-nos por toda a vida.
6-    Como você foi avaliado nesta escola?
Para avaliar seus alunos a escola aplicava provas mensalmente e trimestralmente, mas havia também trabalhos a serem entregues e apresentados a turma durante o ano letivo.


7-    Fale o que desejar sobre a escola
A escola é muito boa, com muitos professores dispostos a ensinar e de várias formas. Aprendi muito, com aulas dentro e fora de sala, passeios a museus e ate outras cidades. Gostava muito de estudar lá e até hoje entro em contato com os meus colegas e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário