A Hemominas registrou queda de 50% no comparecimento de doadores em abril.
Se você tem boa saúde, doe sangue.
Compartilhe a vida.
Agende sua doação.
Quem pode doar:
quem tem e está com boa saúde;
quem tem idade entre 18 e 65 anos;
quem pesa acima de 50 kg;
quem dorme bem na noite anterior à doação;
mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.
Quem não pode doar:
quem teve hepatite após os 10 anos de idade;
quem tem comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos últimos sete dias anteriores à doação;
quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores á doação;
quem usou ou usa drogas;
quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
quem estiver grávida ou em período de amamentação; após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses; após cesárea, seis (6) meses;
quem fez exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 12 meses anteriores à doação;
quem fez tatuagem nos últimos 12 meses anteriores à doação.
quem fez ou faz tratamento dentário (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso.
Lembrando que:
Não se deve doar sangue em jejum. Pela manhã, alimentar-se antes; à tarde, dar um intervalo de 3 horas após o almoço;
Não vale desistir
A doação é possível nas condições citadas acima. Quem não pode doar, de imediato, pode voltar em outra oportunidade. A Hemominas conta com a solidariedade de todos. Outras condições que também possam impedir a doação são avaliadas na triagem clínica, antes do procedimento. O candidato é entrevistado por um profissional de saúde, que faz algumas perguntas de caráter pessoal e íntimo. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo. A Hemominas não discrimina ninguém, mas existem doenças que podem ser transmitidas pelo sangue e que, às vezes, não podem ser totalmente evitadas com a realização dos testes sorológicos, já que existe um período no qual as infecções nem sempre são detectadas nos exames.
É obrigatória a apresentação, no ato da doação, de documento original de identidade com foto, emitido por órgão oficial – Carteira de Identidade, de Trabalho, Profissional, Conselho de Classe ou Certificado de Reservista. No caso de carteira de motorista, deve estar dentro do prazo de validade.
É possível doar somente uma parte do sangue
Através de um processo especial denominado aférese, pode-se doar somente uma parte do sangue. Em algumas unidades da Fundação Hemominas - Hemocentros de Belo Horizonte, Uberaba e Juiz de Fora - existe um tipo de coleta denominada plaquetaférese onde o doador doa somente plaquetas. É um método simples e muito seguro, que permite retirar até oito (8) unidades de plaquetas de uma única doação. Isso significa grande benefício aos pacientes. A plaquetaférese demora, em média, 1 hora e 40 minutos. O tempo é maior que a doação normal de sangue porque, nesse procedimento, as plaquetas são separadas automaticamente dos outros componentes do sangue.
Esse tipo de doação beneficia os pacientes que estão com algum tipo de problema no processo de coagulação sanguínea, especialmente pacientes com leucemia ou que estão sendo submetidos à quimioterapia. As condições para realizar a doação de plaquetas são as mesmas exigidas para a doação de sangue total, citadas acima; porém, um mesmo doador pode realizar esse tipo de doação várias vezes ao ano, obedecendo a um intervalo mínimo de 30 dias entre doações de plaquetas. Todo o material utilizado é descartável, não havendo possibilidade de contaminação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário